O que é o enigmático outdoor em Florianópolis que não exibe propaganda

    Em Florianópolis é exibida na Via Expressa fotografia do Cine Cumaru
    Florianópolis recebe exposição de arte em outdoor - Foto: Felipe Carneiro/Divulgação/CSC

    Após o sucesso da edição de estreia, em 2020, o projeto M.A.P.A. – Modos de Ação para Propagar Arte – realiza sua 2ª edição com a mostra Horizontes Moventes, rompendo fronteiras geográficas e levando arte para o espaço público através das obras de artistas atuantes nas mais diversas áreas da cultura, instaladas em outdoors. O artista Walter Carvalho é a responsável pela instalação em Florianópolis.

    Ao ocupar 27 outdoors nas 27 capitais brasileiras, com o trabalho de 27 artistas de linguagens múltiplas, o projeto M.A.P.A tem como intuito subverter a lógica do comércio, da propaganda e do palanque eleitoral, que faz uso frequente dessa mídia, para capturar o olhar do público desprevenido em suas rotinas na cidade, fazendo da rua um espaço de ação e resistência.

    “A proposta de tomar a cidade como espaço para exercícios imaginativos decorre da urgência de priorizar uma brasilidade afetiva, sonora, lírica e desejosa da possibilidade de construção de novas lógicas, de novas relações humanas, por meio de outras formas de embates e de visualidades”, explica Patricia Wagner, curadora do projeto.

    Publicidade

    A mostra é dividida em 4 ciclos, começando em seis cidades, exibidas em conjunto durante 14 dias, até completar o total de 27 cidades – em Florianópolis iniciou em 10/10 e vai até 23/10.

    “O caráter fragmentado e descentralizado do projeto M.A.P.A., faz com que esta não seja uma exposição convencional. Acreditamos que este estado de intermitência faz com que uma segunda edição seja tão necessária, ainda mais considerando o momento atual do país”, diz Camilla Barella, sócia da Viva Projects ao lado de Cecília Tanure e uma das organizadoras da mostra.

    O outdoor em Florianópolis: Cine Cumaru

    Florianópolis recebe exposição de arte em outdoor
    Em Florianópolis é exibida na Via Expressa fotografia de Walter Carvalho, do Cine Cumaru, no Pará, no contexto de Serra Pelada – Foto: Felipe Carneiro/Divulgação/CSC

    O outdoor instalado na capital catarinense está na Rua São Cristóvão, na margem da Via Expressa sentido Centro. A fotografia exibida é de Walter Carvalho e apresenta o Cine Cumaru, instalado no Pará na década de 1980 após a ascenção de Serra Pelada:

    “Em viagem pelo Pará em 1982 para documentar o garimpo de Serra Pelada, estendi a viagem até a região de nome de Cumaru devido ao tipo de arvore predominante. Para lá foram os homens que procuravam Serra Pelada, que na época já havia proibido o excedente de garimpeiros que procuravam trabalho. Cumaru, perdida no mundo da floresta amazônica, absorvia esse contingente, formando assim uma poderosa mina de ouro sob a guarda do governo federal. Permaneceu assim até ser desativada quando foi criado o município de Cumaru do Norte, em dezembro de 1991“, relatou o fotógrafo ao projeto.

    Publicidade
    COMPARTILHAR