Obra de terceira faixa na BR 101 entre São José e Palhoça levará um ano

Implementação de trecho de 15km terá obras de madrugada

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Arteirs Litoral Sul a realizar mais duas obras no trecho concedido, sendo elas, a construção da terceira faixa norte da BR-101, entre Palhoça e São José, e a construção da ponte sobre o Rio Camboriú, localizado na marginal sul.

Em 10 de dezembro foi assinado o termo aditivo, que autoriza a execução destes dois investimentos, a partir do aumento de tarifas de pedágio no trecho de concessão. São 12 meses de duração da obra para a terceira faixa, e 18 meses para a ponte Camboriú. “Anunciamos estes novos investimentos com muito entusiasmo, porque sabemos da importância desta ampliação de infraestrutura para quem usa a rodovia no dia a dia. São intervenções de melhoria que certamente vão trazer ganho no tempo de viagem, conforto e segurança aos usuários”, avalia Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris.  

Os usuários da região aguardam há muito tempo a obra da terceira faixa norte da Grande Florianópolis, pois já observaram também o que resultou esta ampliação no sentido sul. A nova terceira faixa será compreendida entre os quilômetros 215,7 (Palhoça) e o km 200,4 (São José). 

Trevo de forquilhinhas na marginal da BR-101/SC vista de cima
BR 101 em São José na região do trevo de Forquilhinhas – Arteris/Divulgação/CSC
Publicidade

Os trabalhos de interferência na rodovia serão realizados exclusivamente em período noturno, das 22h às 5h, e entre as principais atividades previstas estão: adequação estrutural do acostamento existente para implantação de nova terceira faixa – com correções de geometria do traçado, correção e ampliação de 23 acessos de entrada e saída das marginais.

Já a ponte sobre o Rio Camboriú, será no km 135,3 da Marginal Sul da BR-101. A estrutura terá 172,7 metros de extensão por 10,4 metros de largura, onde contará com duas faixas de rolamento e passeio segmentado para uso de pedestres e ciclistas. Com isso, será possibilitado a continuidade do trânsito pela marginal sul, e a ligação de acesso ao novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Nova ponte sobre o Rio Camboriú na BR-101/SC, vista de cima
Nova ponte sobre o Rio Camboriú, na BR 101 em Balneário Camboriú – Arteris/Divulgação/CSC
Publicidade