Observadores da eleição em Petrolândia elogiam sistema de voto brasileiro

Eleição que ocorreu em junho foi acompanhada por entidades internacionais

A Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) apresentou nesta terça-feira (3/8), em seminário online, o relatório final da missão de observação eleitoral sobre a eleição suplementar de Petrolândia, no Vale do Itajaí.

O pleito para prefeito e vice ocorreu em 13 de junho, após a candidatura dos eleitos em novembro de 2020 ser indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

O relatório reúne as impressões dos especialistas internacionais que acompanharam a escolha dos novos prefeito e vice de Petrolândia, bem como o conhecimento adquirido sobre as eleições brasileiras. Todos os procedimentos envolvendo a preparação das seções eleitorais, votação e apuração dos votos foram acompanhados pelo grupo de observadores formado por cinco integrantes – uma dos Estados Unidos, uma do México, um de El Salvador e dois do Brasil.

Publicidade

O presidente da Caoeste e ex-juiz do TRE, Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, disse que as urnas eletrônicas brasileiras são seguras, auditáveis e refletem a vontade do eleitorado. “Estamos sofrendo graves ataques e precisamos do apoio e do olhar das observações internacionais que venham ratificar a credibilidade do processo eleitoral brasileiro. Muito importante que no segundo semestre continuemos a fazer outras missões de observação, autorizadas pelo TSE, em outras eleições suplementares”, ressaltou.

A mexicana Claudia Gúzman, presidente do Instituto para el Desarollo Democrático y Competitividad, destacou que a eleição suplementar de Petrolândia foi um exemplo de democracia, sustentabilidade e educação cívica, ao envolver estudantes do município e futuros eleitores nos procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas.

“Pessoas em qualquer parte do mundo deveriam acompanhar um processo como feito no Brasil, tão inovador e democrático. Necessitamos de transparência para legitimar a democracia”, declarou.

Resultado em Petrolândia

Na eleição de junho, Irone Duarte (PP) e Egon Weber (PSD) foram eleitos prefeito e vice de Petrolândia, com 2.195 votos (47,98%). Em segundo lugar ficou a candidata Angela Adriana Krindges (MDB), com 2.179 votos (47,63%), e em terceiro Edson Silva Padilha (Podemos), com 201 votos (4,39%). O novo pleito foi aprovado em abril, depois que a chapa de Rogério Domingos (PP) e Selmo Klauberg (PSD), mais votada na apuração de 2020, teve o registro de candidatura negado por não apresentar o documento de inexistência de processos contra os candidatos dentro do prazo.

Observadores da eleição em Petrolândia elogiam sistema de voto brasileiro
Mais de 200 mil novos equipamentos serão fabricados com a tecnologia certificada que reforça a segurança do processo eletrônico de votação – TRE-SC/Divulgação/CSC
Mais segurança

Nas Eleições de 2022 os eleitores contarão com novas urnas eletrônicas protegidas pela tecnologia de hardware com os mesmos requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. São mais de 200 mil urnas do modelo UE 2020 que já sairão da fábrica protegidas por esse novo equipamento certificado.

Publicidade