Onda de calor deve chegar a Santa Catarina nesta sexta-feira

    balneabilidade no litoral catarinense
    Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

    Após dias de muita chuva na faixa leste catarinense entre o fim de novembro e início de dezembro, o tempo volta a ficar firme em Santa Catarina, com os últimos dias já marcados pelo predomínio de sol e calor no estado.

    Segundo a Defesa Civil estadual, uma intensa massa de ar quente e seca vem atuando entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e Rio Grande Do Sul nos últimos dias, e devido a sua persistência e intensidade, configura uma onda de calor nestas regiões. Esta massa de ar avançou por Santa Catarina ainda na quarta-feira (7), provocando temperaturas máximas de até 37°C no Extremo Oeste.

    Pela previsão tarde de sexta-feira (9) será a mais quente deste evento. As temperaturas máximas previstas são de 39°C no Extremo Oeste, 37°C no Oeste e variam de 32°C a 35°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e litoral. No Planalto Sul, ficam entre 29°C e 31°C. Por conta da umidade presente no solo e disponível para evaporação, a massa de ar perde sua característica seca ao chegar em Santa Catarina, causando desta forma altas temperaturas, porém sem estarem associadas a valores críticos de umidade relativa do ar.

    Publicidade

    Entre o sábado (10) e o domingo (11), a atuação de áreas de instabilidade deixam o tempo nublado e provocam pancadas de chuva e temporais isolados do Extremo Oeste aos planaltos, condições que contribuem para amenizar a sensação de calor.

    Na segunda-feira (12), uma condição pré-frontal (que antecede a chegada de uma frente fria) volta a elevar as temperaturas em Santa Catarina, especialmente nas áreas litorâneas, onde as máximas devem ficar entre 34°C e 37°C.

    Publicidade
    COMPARTILHAR