O enfrentamento ao furto de fios e itens metálicos recebeu reforço nesta semana. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Subsecretaria de Fiscalização, deu início a mais uma fase da Operação Fio Desencapado. Os fiscais visitaram os estabelecimentos para verificar diversos fatores de segurança do ambiente. A Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Florianópolis apoiaram as operações.
Os fiscais verificaram a origem dos materiais, os alvarás do local, o estado dos materiais, os possíveis riscos para a saúde pública do bairro, a presença de focos de dengue, os aspectos ambientais e de segurança. Até o momento, os fiscais visitaram três locais nesta semana. Um deles funcionava sem licença. A fiscalização autuou o local e apreendeu aproximadamente 400 quilogramas de objetos metálicos.
“Nosso objetivo principal é prevenir o crime”, relatou Araújo Gomes, secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, que comandou a operação Fio Desencapado. “A estratégia é buscar os possíveis receptadores do material furtado e reforçar a presença da fiscalização nestes locais”. Gomes relembra: “esses estabelecimentos são importantes para a economia e para o meio ambiente, desde que sigam as regras.”