té o boletim de sexta-feira (17/4) o município de São José tinha 34 casos confirmados do novo coronavírus. No sábado, a secretaria de estado confirmou 35 pessoas na cidade.
De acordo com monitoramento da Secretaria municipal de Saúde, há 15 bairros com registro de moradores infectados pelo vírus. O levantamento, publicado em boletim epidemiológico, é entre 21 de março e 16 de abril.
Os 34 casos de Covid-19 em São José: Campinas (6), Serraria (5), Forquilhas (4), Bela Vista (3), Barreiros (2), Centro (2), Ipiranga (2), Kobrasol (2), Potecas (2), Areias (1), Jardim Cidade de Florianópolis (1), Nossa Sra. do Rosário (1), Picadas do Norte (1), Ponta de Baixo (1), Praia Comprida (1).
Perfil dos casos
O boletim também mostra o perfil dos casos em São José. Das 34 pessoas, 13 (39,4%) são do gênero feminino e 20 (60,6%) masculinos. Um não havia registro.
Em relação às faixas etárias, 3 casos são entre 21 e 30 anos, 10 casos entre 31 e 40 anos, 10 casos entre 41 e 50 anos, 5 entre 51 e 60 anos, e um caso de paciente acima de 70 anos.
Sobre a situação desses pacientes, o boletim afirma que 15 pessoas das 33 já eram consideradas curadas e finalizando o isolamento. Um dos casos, de paciente que estava em UTI, veio a óbito. Sete pessoas estavam em isolamento domiciliar. Dos 11 internados até o dia 16 de abril, além da pessoa que faleceu de Covid-19, um estava em UTI, três em enfermaria, e seis receberam alta hospitalar.
Reabertura do comércio
A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), diz que os primeiros dias de liberação do comércio na cidade foram difíceis, porque a cidade recebeu muitas pessoas nas ruas, incluindo residentes dos municípios vizinhos.
“A gente teve um acordo com a CDL para que cada um possa ser um fiscal. Nós orientamos a população. Nesse momento é importante que todos tenham a consciência de que a doença é grave. Só saia de casa quem precisar. Achei os primeiros dias muito desanimadores, tenho que confessar, quinta e quarta melhorou um pouco, ontem já estava um pouco mais tranquilo, mas a fiscalização é muito presente”, disse Adeliana em entrevista.
Nesta segunda-feira (20/4) o gabinete de crise da prefeitura de São José deve voltar a se reunir para definir mais ações para o enfrentamento da pandemia na cidade.