Os ‘malandrão’ de Barreiros, pioneiro do ponto mais tradicional do Kobrasol, cinquentão, troféu abacaxi e a retomada de importantes eventos culturais

A vacinação contra a Covid-19 parece definitivamente ter engrenado. Com isso, algumas atividades estão começando a voltar à normalidade, especialmente as culturais. Nesta semana, destacamos o retorno da Feira da Freguesia ao Centro Histórico de São José, festejar os cinquenta anos de vida de um grande cara, o pioneirismo de um boêmio tradicional de São José na esquina mais famosa do Kobrasol, uma dupla de sucesso frente a uma empresa genuinamente josefense e a alegria de amigos da bola.

Os malandrão
Os malandrão Paulo Roberto “Betão” e Nando Moreira
Paulo Roberto “Betão” e Nando Moreira – Foto: Pedro Clasen

Paulo Roberto “Betão” e Nando Moreira (à direita) são grandes amigos. A bola os uniu, mas não apenas ela. Os parceiros têm muita coisa em comum, entre elas o gosto por uma boa cerveja e um bom pagode. No futebol, vestiram juntos a camisa do Saldanha da Gama. Com Betão na zaga e Nando na cabeça de área, era tipo assim: um desequilibra e o outro derruba. Como diria uma certa figura folclórica da região de Barreiros: – Ri pro Dé, ri!

Pioneiro
paulinho cachça faz joinha pra foto
Foto: Pedro Clasen

Você conhece alguém que frequenta o mesmo bar há mais de 40 anos? Paulo César Vieira foi o primeiro cliente do Senadinho do Kobrasol e até hoje bate ponto ali. O local, inaugurado por Laudi José de Souza em dezembro 1979, teve outros proprietários: Antônio Português, após breve período, passou a bola para o Pedrinho, que fora seu garçom. Em seguida, foi a vez do gaiteiro Alvin assumir o ponto, que logo acabou indo parar nas mãos do Jóca, esse que passou o bastão para o Cristóvão, que ali permaneceu por incríveis 25 anos! Depois, o “Bar dos Cornos” foi comandado pelo Jacaré, em seguida pelo Diga-Diga e, atualmente, tem como seu proprietário o Antônio. Tem muita história o ponto mais tradicional do Kobrasol! E o Paulinho, ah… esse é um verdadeiro patrimônio do local!

https://www.marcanteimoveis.com.br/Cinquentou
Publicidade

Quem chegou a meio século de vida, foi o Policial Paulo Henrique Delfino Cunha, o Paulinho. Pai, marido, amigo, jogador de dominó e de pelada, esse grande cara adora aquela mistura de rum, gelo e Coca-Cola, bebida consagrada internacionalmente como “Cuba-Libre”. O registro, feito em festa de carnaval na casa dos Berka em 2019, comprova bem isso. Felicidades sempre, camarada! Que venham os próximos cinquenta com saúde e paz!

paulinho usando trajes de carnaval coloca coca-cola em bebida sobre mesa
Paulinho e sua “cuba-libre” – Foto: Pedro Clasen
Dupla
Foto: Acervo Família Silva.

Os irmãos Fábio e João Jr. (à direita) aparecem aqui faceiros em noite de baile do Hawaii, nos idos de 1992. Os dois são sócios na EcoEficiência Soluções Ambientais, que acaba de completar 18 anos. Sediada em São José, a empresa expandiu recentemente suas atividades para a região norte do estado, com a implantação de uma unidade em Joinville. Na foto, eles parecem ter recebido o troféu abacaxi, mas merecem muito mais! São duas feras!

De volta
garotinho olhando pro alto do boi de mamão no centro histórico de são josé
Feira da Freguesia vai voltar, e, assim, o tradicional boi de mamão no Centro Histórico – Foto: Pedro Clasen

No próximo domingo (11/07) a Feira da Freguesia estará de volta ao Centro Histórico de São José. O evento teve de ser interrompido por conta da pandemia. Agora, seguindo as recomendações do decreto estadual e as medidas de segurança indicadas pela Organização Mundial da Saúde, acontecerá a primeira edição da feira em 2021. Com cerca de 100 expositores, entre artesanato e gastronomia, a Feira da Freguesia acontecerá das 11h às 19h, na Praça Hercílio Luz e Largo da Matriz. Aos poucos, a vida vai voltando ao normal.

Alento
paula, miguel e marcos
Paula, Miguel e Marcos – Foto: Pedro Clasen

Por falar em eventos no Centro Histórico, a intensificação da vacinação contra a Covid-19 traz a esperança de termos a liberação geral até o fim do ano, exemplo das festividades de Natal. Neste registro, de 2018, vemos a advogada Paula Poli, o pequeno Miguel e o jornalista Marcos Franzoni curtindo a “neve” em plena Praça Hercílio Luz. Estamos, todos, precisando muito de momentos assim: livres, leves e soltos!

coluna fatos & fotos com pedro clasen e bruno césar

Publicidade
COMPARTILHAR