Há pelo menos duas semanas o sistema de ar condicionado do Hospital Regional de São José não funciona totalmente. Nesse período, denúncias tratam da falta de climatização na recepção. Mas o problema afeta mais partes do edifício. Neste domingo (1/3), uma paciente internada na enfermaria entrou em contato com o Correio para dizer que está a situação insuportável.
“Sala de internação cirúrgica do hospital regional de São José SC, sem os dois ar condicionados (estão com defeitos a alguns dias)… sala lotada sufocada do calor, pacientes graves….calor insuportável…direção não se encontra, domingo devem estarem seus lares no ar…cadê a dignidade humana?… deplorável e muito triste….a sala se encontra em silêncio absoluto, pois todos estão passando mal“, diz o relato enviado pela paciente Maria de Lourdes.
Ela conta que por causa de uma lesão na coluna devido a uma queda de bicicleta precisa fazer um exame de tomografia, mas que o aparelho tomógrafo do hospital está quebrado há pelo menos três meses, e aguarda para fazer o procedimento em outro hospital. O tomógrafo é um equipamento utilizado na unidade que atende a Grande Florianópolis principalmente no diagnóstico de lesões ortopédicas. O Hospital Regional de São José recebe diversos casos de traumas causados no trânsito ou outros tipos de acidentes, como o de D. Maria.
Há duas semanas o hospital Dr. Homero de Miranda Gomes, o Regional de São José, também foi prejudicado por um desabastecimento de água da rede pública, o que forçou o cancelamento de cirurgias.
Contraponto
Através da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde diz que tem dado publicidade à questão da falta do tomógrafo, quebrado há três meses, para informação geral. Recentemente a SES trouxe um aparelho novo, que estava em Lages, para ser instalado no Hospital Regional de São José, que deve entrar em operação em março.
Segundo a secretaria, o Regional realiza, em média, 1883 exames de tomografia mensais, o que representa cerca de 67 exames ao dia, sendo uma unidade de referência para a traumatologia.
A respeito do problema de ar condicionado, nesta segunda-feira (2/3) a SES deve ter um parecer completo da situação.