Desde 14 de abril a prefeitura de Palhoça reforçou a coleta de material para testagem de todos os pacientes sintomáticos respiratórios do município. A partir dessa última quarta (22), o sistema adotado é o drive-thru.
Quem apresenta o quadro de síndrome gripal – febre, associada à tosse, ou dificuldade respiratória, ou dor de garganta –, deve ligar para a central de atendimento pelo número 3220-0290, ou procurar uma das unidades de saúde. Após, a equipe da vigilância epidemiológica deve entrar em contato para agendar a data e o horário da coleta do material, que será encaminhado para análise.
Segundo a prefeitura, é obrigatório que o paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus se mantenha em isolamento domiciliar durante todo o período, o que significa desde o início dos sintomas até o resultado do exame, que pode levar de três a quatro dias.
O tipo de teste realizado é o PCR (laboratorial), que consiste na coleta de material por hastes flexíveis que são introduzidas nas narinas até alcançarem a nasofaringe e na região oral. Esse tipo de teste tem maior precisão, principalmente se coletado do terceiro ao sétimo dia após o surgimento dos sintomas.
De acordo com o último boletim do governo estadual, há 19 casos confirmados de pessoas com coronavírus no município.