A embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo em Brasília confirmou na semana passada que irá fortalecer a representação diplomática no Brasil, com um escritório em Santa Catarina. A cidade escolhida foi Palhoça para o novo Consulado Honorário de Luxemburgo.
Embora não tenha aparecido ainda no Journal Officiel nem no site no Ministério das Relações Exteriores de Luxemburgo, o site da embaixada já publicou na semana passada a informação. Consta que o consulado de Luxemburgo em Palhoça terá sede na Rua José Maria da Luz, Nº 2827, sala 8.
A Consul Honorária será a Sra. Karen Francesca Schwinden, que confirmou ao Correio que o local está em obras para a inauguração em 11 de março.
Com uma forte campanha que se encerrou em 31 de dezembro de 2018, Luxemburgo buscou por cinco anos facilitar a emissão de passaportes para pessoas com descendência luxemburguesa. O pequeno país europeu tem grande influência diplomática e seu passaporte é considerado o segundo mais aceito em todo mundo.
A escolha por Santa Catarina é um resultado desse processo, em que Santa Catarina se mostrou um estado com grande número de descendentes.
Atualmente a embaixada de Luxemburgo no Brasil conta com escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.