Para acompanhar “volatilidade” do mar, IMA aumenta análise de balneabilidade

    A partir dessa semana, o IMA aumentará a frequência das coletas em 82 pontos do litoral catarinense para análise da balneabilidade. Serão coletadas mais amostras nos balneários de SC com maior movimento. A nova abordagem busca acompanhar a volatilidade dos resultados da quantidade de bactérias na água do mar.

    O método foi alterado em busca do governo do estado conseguir apresentar pontos que ficam próprios durante a semana, já que a resolução do Conama, tomada como base, determina que um local, para ser balneável, precisa ter menos de 800 coliformes fecais por 100 ml de água em até 4 das últimas 5 análises.

    relatório de qualidade da água do mar balneabilidade em sc
    Santa Catarina é o estado que mais testa a água do mar para balneabilidade – Foto: Cristiano Estrela/Secom SC/Divulgação/CSC

    Significa que, testando mais, alguns locais que não recebem tanta poluição já podem ter sido “limpos” pela maré e ser considerados próprios em menor tempo e não durante o mês inteiro, por exemplo – isso porque antes a análise era semanal.

    Publicidade

    A ideia de aumentar a frequência de coletas veio à tona no ano passado quando diversas praias do litoral catarinense foram classificadas como impróprias na alta temporada, o que já se repete nesse verão de 2024, afinal os sistemas de saneamento pouco evoluíram. De acordo com o último relatório do IMA, mais da metade das praias catarinenses analisadas não é boa para o contato humano com a água, situações verificadas em Palhoça e no norte da ilha de Florianópolis, entre outras cidades.

    Publicidade
    COMPARTILHAR