No programa Roda de Conversa, da Câmara de Vereadores de São José, um debate semanal mediado pela presidente da Casa, vereadora Méri Hang, e com a participação dos parlamentares, a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101, apresentou os investimentos no trecho que corta a cidade e nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) participou do evento e não perdeu a oportunidade de cobrar parceria e engajamento da empresa na melhoria da mobilidade urbana de São José. A presidente da Câmara acredita que o encontro foi o ponto de partida para uma discussão mais ampla das necessidades de mobilidade do município.
Orvino pediu solução para o passivo deixado pela construção da BR-101, que são os viadutos, incompatíveis há tempos com o fluxo de veículos que precisa circular entre os bairros da cidade. “Não é culpa da atual concessionária, mas é um passivo, do Ministério dos Transportes, que precisa ser resolvido”, destacou o prefeito. Ele argumentou também que os problemas de mobilidade são maiores nas cidades mais antigas e disse que São José, por exemplo, necessita de uma avenida que faça ligação entre a BR-101 e o Contorno Viário.
O diretor de Operações Sul da Arteris S.A, Antônio Cesar Ribas Sass, disse que a concessionária sabe dos gargalos existentes em São José e em toda a região e que tem sentido a necessidade de investimentos que vão além dos propostos no contrato de concessão com o governo federal. Ressaltou que há parceria com o Estado e com as prefeituras para levar adiante necessidades das cidades e da rodovia e que a empresa tem condições de executar as melhorias sempre que houver a anuência do poder concedente. “Entendemos que quando você garante mobilidade para as cidades você garante desenvolvimento econômico”, destacou.
A empresa apresentou o andamento das obras do Contorno e da construção da terceira pista no trecho Norte da BR 101 em São José – obra que está recebendo investimentos de R$ 48 milhões. Foram detalhadas ainda interferências e melhorias nas marginais da rodovia e em cruzamentos importantes como o do acesso ao bairro de Forquilhinhas.
Mobilização
No entendimento da presidente da Câmara, vereadora Méri Hang, a concessionária trouxe informações importantes sobre os projetos e propostas para a BR-101 e para o Contorno Viário, mas a ideia é não ficar apenas no debate e mobilizar a bancada catarinense, junto com o prefeito Orvino, em favor das melhorias que a cidade necessita.
“Além de resolvermos os problemas do dia a dia que tanto atrapalham a população da nossa cidade, precisamos de um planejamento macro, voltado ao futuro, pensando no crescimento da cidade e da nossa região”, explicou. Muitas das melhorias apresentadas pela concessionária dependem de recursos, aprovação do governo federal ou adequação no contrato de concessão.
Com informações da Câmara Municipal de São José