Visão aérea mostra duas embarcações no mar, uma de fiscalização e outra que realizava pesca ilegal. O pescador foi preso durante a ação de fiscalização da PF e Ibama.
Na operação foram apreendidos 355 quilos de camarão, a embarcação, além de redes e outros instrumentos de pesca. PF/Divulgação/CSC

A Polícia Federal, com apoio do Ibama, realizou nesta quarta-feira (07/04) uma ação de combate à pesca ilegal de camarão em período de defeso. Na operação de fiscalização costeira, um barco de pesca de arrasto de camarão foi abordado e o pescador preso. Foram apreendidos 355 quilos de camarão, a embarcação, além de redes e outros instrumentos de pesca. O período do defeso do camarão na costa de Santa Catarina teve início em 1º de março e vai até o dia 31 de maio, nessa época a pesca é proibida com o objetivo de permitir que o crustáceo se reproduza. No começo de março, a operação prendeu quatro pessoas com 170kg de pesca irregular em Florianópolis.

O uso de um drone permitiu a filmagem da prática do crime à distância e a abordagem da embarcação enquanto praticava o delito. O homem, natural de Penha e residente em Guaratuba, estava acompanhado de um menor de idade. O pescador foi preso pelo crime de pescar em período no qual a prática seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, com pena de até três anos de detenção. Ele ainda foi autuado e multado administrativamente pelo Ibama, além de ter a embarcação inspecionada e autuada pela marinha em razão de irregularidades.

Publicidade