Pessoas convidadas a fazer o teste rápido em São José não comparecem

Pessoas sem sintomas podem ser casos ativos de transmissão de coronavírus

De acordo com diversos médicos e especialistas que acompanham a doença Covid-19, causada pelo coronavírus, é possível que casos assintomático sejam ainda transmissores do agente biológico.

É importante lembrar tal fato porque há pessoas na Grande Florianópolis que se recusam a fazer os testes rápidos, fornecidos pelas prefeituras.

print de conversa no whatsapp em que pessoa diz que não vai comparecer ao teste
Pessoa respondeu à Secretaria de Saúde de São José afirmando que não fará o teste porque não tem sintomas – Divulgação/CSC

Primeiro foi na capital. Agora, com o início do drive-thru em São José, há mais pacientes suspeitos de terem a doença que se recusam a dar uma passada de carro de cerca de 20 minutos no Centro Multiuso.

Publicidade

A prefeitura vai aguardar até o final da semana para divulgar o número de faltantes, na espera de que os moradores que são chamados a fazer no teste rápido no local realmente compareçam.

No primeiro dia, com aplicação de cerca de 200 testes, três casos deram positivo para o coronavírus. Quando ocorre a confirmação, ainda que a pessoa não apresente sintoma, é necessário que fique em isolamento domiciliar por sete dias, para não transmitir para outras pessoas o vírus.

Dependendo de quem for infectado, a reação é diferente. Então, ao não realizar o teste propositalmente, a pessoa abre mão da saúde dos que estão à sua volta, sejam familiares, colegas, ou mesmo qualquer um que passe perto em ambiente público.

Publicidade