A Polícia Federal divulgou na manhã desta quarta-feira (27/4) que segue contando todo o dinheiro apreendido na Operação Câmbio Barriga Verde, deflagrada no dia anterior.
As apreensões ocorreram em combate às supostas fraudes cometidas por uma casa de câmbio sediada em Garopaba e que seria a sede de um complexo esquema criminoso de sonegação, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A Receita Federal calcula que o estabelecimento movimentou mais de R$ 1 bilhão em transações num período de 6 anos, o que é totalmente incompatível com a declaração de faturamento, em cerca de R$ 7 milhões anuais.
Segundo a PF as barras que aparentam ser de ouro apreendidas na deflagração da operação nesta terça ainda não positivaram em testes preliminares para o material. Perícias mais precisas ainda determinarão do que se trata o material.
A operação está em sigilo judiciário e mais detalhes não foram revelados pelos três órgãos envolvidos – Ministério Público Federal, Receita Federal e Polícia Federal. Por ora ainda não há nenhuma informação pública de quantas pessoas estão envolvidas na fraude. Na operação foram apreendidos também imóveis e veículos de luxo e uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br