A pianista francesa Eloïse Bella Kohn se apresenta pela primeira vez no Brasil e a turnê pelo país inclui uma passagem por Florianópolis. Considerada um prodígio na Europa, ela traz para a Capital um concerto especial com obras de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e Claude-Achille Debussy (1862 – 1918), dois compositores que figuram entre os mais expoentes da música clássica no Ocidente.
A parisiense de 31 anos começou a estudar piano aos quatro anos de idade e, ainda adolescente, entrou para o prestigiado Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (CNSM). Além da formação acadêmica e teórica — ela passou por escolas como a Cité de la Musique, na França; a Universidade de Música de Freiburg, na Alemanha; e a Universidade de Música e Artes Cênicas, em Viena, entre outras —, Eloïse Bella Kohn angariou ao longo da carreira prêmios e reconhecimentos pelo talento nato. Dentre elas o Révélations Classiques de l’ADAMI, em 2014; o título de Young Talent pela Diapason, em 2016.
No Brasil, a musicista apresenta um recital solo e mostra o seu virtuosismo em um espetáculo a partir de obras de Bach e Debussy. Embora de épocas distintas — Bach morreu 112 anos antes de Debussy — as obras desses dois compositores dialogam nos extremos das formas: enquanto o primeiro é conhecido por ter ditado todas as regras da música clássica ocidental, o segundo ficou reconhecido por justamente quebrar essas regras.
O recital Eloïse Bella Kohn, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis, será no Teatro Pedro Ivo nesta quarta-feira (22/6), às 20h30. Os ingressos custam a partir de R$ 20 pelo site da escola. O evento oferece receptores para pessoas com deficiência visual. Em turnê no Brasil a pianista também se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.