Planos de saúde em Santa Catarina perderam 6,6 mil usuários na pandemia

    Santa Catarina foi um dos 12 estados que registram queda nos usuários de planos de saúde particulares. De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a variação trimestral de abril a julho desse ano, período da pandemia, foram 6.680 pessoas que saíram de planos no estado.

    O estudo nacional aponta que em um ano 37.054 beneficiários saíram de planos médico-hospitalares em Santa Catarina. Agora, o total de usuários no estado é de 1.452.462 pessoas, o que corresponde a cerca de 20% da população catarinense.

    médica faz exame de ultrassom no braço de uma paciente
    Divulgação/CSC

    Nacionalmente foram 254.545 mil beneficiários que deixaram os planos de saúde médico-hospitalares entre abril e julho deste ano. A redução, de 0,5%, é explicada como decorrência da pandemia do novo coronavírus. O segmento brasileiro tem agora 46.758.762 beneficiários, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Publicidade

    A redução pode significar uma demanda maior de pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o superintendente do IESS, José Cechin, o comportamento do setor vai depender dos rumos que a pandemia poderá tomar no Brasil, do comportamento das pessoas e das ações dos poderes público e privado. Cechin esclareceu que o comportamento do mercado de planos de saúde médico-hospitalares está atrelado ao saldo de empregos formais no país, uma vez que a maioria dos planos são coletivos empresariais, ou seja, oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores.

    “O desemprego e a redução da renda das famílias leva os beneficiários a não poder manter planos individuais e familiares ou mesmo coletivos por adesão”, disse Cechin.

    Com informações da Agência Brasil

    Publicidade
    COMPARTILHAR