A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou na manhã desta segunda-feira (8/8) o Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, em Florianópolis, para capacitar os policiais militares para segurança e proteção de autoridades e candidatos.
De acordo com a PM, o curso é realizado periodicamente para capacitação da tropa. No caso das eleições de 2022, a corporação afirma que atenderá a todos os pedidos para acompanhamento dos elegíveis, sejam candidatos a presidente, governador, deputados ou senadores.
O efetivo que será empregado nesse trabalho não foi revelado pela PM, por motivos de estratégia e também vai depender de cada evento político. O trabalho será em conjunto com forças de segurança estaduais e federais.
O curso ocorre até setembro, em Florianópolis, e contará com a participação de 28 alunos da PMSC, um da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, um da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, um da Polícia Rodoviária Federal, um militar do Exército Brasileiro e dois policiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O policial federal Arthur Alvares Penna Neto deu uma palestra na aula inaugural do curso nessa segunda, relatando o episódio da facada no então candidato Jair Bolsonaro em Juiz de Fora, em 2018. Na ocasião, Neto era o chefe de equipe de segurança do candidato.
+ TRE lança campanha para fiscalizar uso do dinheiro público nas eleições
+ Guarda de Florianópolis dá curso de defesa pessoal para mulheres
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, “a atuação das casas militares na proteção de autoridades terá ganhos significativos com o curso que está iniciando e a parceria entre os Poderes de Estado e a Polícia Militar, por meio das suas Casas Militares, sai fortalecida com policiais bem treinados para desempenhar a missão”.