Na manhã desta quarta-feira (1/12), a Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou na Grande Florianópolis a operação “Nasda Coin”, para reprimir golpes com a venda de criptomoedas falsas.
Foram cumpridos pela Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) seis mandados de busca e apreensão em São José e Palhoça, na residência e escritório dos investigados. Foram apreendidos diversos documentos, computadores, notebook, telefones celulares e outros objetos que vão provar a prática do crime, além de dois veículos.
Segundo a Deic foram registrados boletins de ocorrência informando que os investigados anunciavam a venda das criptomoedas, que não existiam, fazendo comparação ao bitcoin. Eles anunciavam inclusive em rede social de vídeo a operação “milagrosa”. Após receberem valores em espécie das vítimas, prometiam valorização acima de 100% em curto espaço de tempo, sendo que esse retorno nunca era entregue, nem o valor inicial aplicado.
Participaram da operação 25 policiais civis da Deic. Com a comprovação dos crimes o resultado da investigação será o encaminhamento de pedido judicial para prisão dos responsáveis.