Na última terça-feira (2/3) a Polícia Militar Ambiental flagrou um acampamento utilizado para o corte ilegal de palmito em uma área de mata fechada ao redor da Lagoa do Peri, conhecida como Sertão do Peri, no sul da ilha de Florianópolis.
A ação foi desencadeada após uma denúncia de crime ambiental na região.
Segundo informações da corporação, após receberem a denúncia, os policiais se dirigiram ao local, uma área de conservação integral (o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri), onde encontraram diversas plantas de palmito já cortadas.
Após percorrerem cerca de 1,5 km pela mata, os militares localizaram um acampamento ondo estava um homem.
Ele contou que estava no local há seis dias, e admitiu ter realizado os cortes de palmito com ao menos outros 4 colegas. Os outros indivíduos envolvidos na atividade ilegal, porém, haviam saído para continuar o corte das palmeiras e não foram localizados. O palmiteiro encontrado pelos policiais ficou no acampamento porque teve uma lesão no joelho.
O suspeito também mencionou que os palmitos cortados já haviam sido recolhidos para comercialização. Ele foi conduzido para a delegacia para responder por crime ambiental e possivelmente indicar os outros envolvidos e a rota comercial do palmito.