A Polícia Civil abriu nessa sexta-feira (14/8) a Operação Decrypt, contra crime de invasão de sistema informático e extorsão. A ação ocorreu em São José e em Navegantes para cumprir dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela justiça.
Em junho de 2020, uma empresa de vigilância e serviços, com sede em São José, teve o seu sistema informático invadido através de um ataque de ransomware, quando o invasor criptografou os arquivos e fez uma solicitação inicial de pagamento de resgate em criptomoedas (bitcoin) para o envio da chave de decriptografia. A empresa cessou a comunicação e contatou a Polícia Civil.
As investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (Drci) apontaram para os locais onde foram cumpridas as buscas, nos quais foram apreendidos equipamentos diversos. Em São José, o endereço de buscas foi no bairro Ipiranga. Além dos policiais civis da Drci, participaram policiais da da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
De acordo com o delegado Luis Felipe Rosado, responsável pela investigação, a análise dos equipamentos apreendidos vai comprovar a autoria do crime, assim como esclarecer a quantidade de hackers envolvidos. “As investigações apontaram para esses dois endereços como sendo usados pelos invasores e as investigações seguem agora a partir dos objetos que foram apreendidos para responsabilização dos autores do crime”, diz o delegado.
Ao Correio SC, o delegado explicou que durante o período de isolamento social tem aumentado a quantidade de crimes cibernéticos.