Aos 93 anos, a Ponte Hercílio Luz está pronta para uma nova fase. Reformada, passou por um teste que mostra que a “velha senhora” aguenta a demanda. Foram colocados sobre a estrutura, na madrugada desta quinta-feira (19/12), 48 caminhões, com 20 toneladas cada, totalizando 960 toneladas.
O teste de carga corresponde a 80% do que a estrutura pode suportar, fora o limite de segurança. Praticamente toda a estrutura da ponte foi trocada, a não ser pelas duas torres. Todas as outras peças, de aço, foram trocadas. O piso agora é um gradil vazado, mais leve e resistente que o asfalto das últimas décadas antes do fechamento ou do antigo madeiramento original.
O teste começou ainda no fim da tarde de quarta-feira e adentrou a madrugada, sendo finalizado por volta de 2h30. Primeiro foram colocados 12 caminhões na ponte, depois mais 20, chegando ao total de 48, carregados com areia e argila.
“Essa é uma reaproximação da sociedade com essa fantástica ponte de Santa Catarina, que é um patrimônio histórico. É um momento muito emocionante. Vai ser a restituição ao povo do nosso estado. É uma obra há muito tempo esperada e que vai impactar na mobilidade”, afirmou o governador, Carlos Moisés.
Os próximos dias serão para os retoques finais, antes da reabertura, a ser realizada em 30 de dezembro. Estão previstos o término da instalação dos guarda-corpos, a sinalização viária e a iluminação funcional.
+ O calendário de abertura ao trânsito na Ponte Hercílio Luz