Por conta da estiagem, Casan interrompe abastecimento em 8 bairros da região metropolitana

    Rio Pilões, principal manancial de abastecimento da Grande Florianópolis, está reduzido em 70%

    A Casan emitiu comunicado informando que suspende nesta terça-feira (26/5) o abastecimento de água em oito bairros da região metropolitana da capital por conta da estiagem.

    Segundo a companhia, serão afetados os bairros em Florianópolis: Estreito, Coqueiros, Capoeiras, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Itaguaçu; e em São José: Campinas e Kobrasol.

    A interrupção no abastecimento durante todo o dia (das 9h às 20h) deve-se à estiagem, que reduz em cerca de 70% o volume do Rio Pilões, principal manancial de abastecimento do sistema integrado da região metropolitana.

    Publicidade

    Ainda segundo a companhia de águas, para compensar o déficit no abastecimetno, há a implantação de uma quarta bomba principal na estação do Rio Cubatão, que deve ser acionada até o fim desta semana. Essa bomba deverá injetar mais 500 litros/segundo (l/s) na captação do Cubatão a partir de sábado.

    Outras bombas complementares foram instaladas, num total de 12, permitindo que a captação no Cubatão chegue à capacidade de 2.200 l/s, reduzindo a dependência do Rio Pilões, cuja vazão caiu de 2.100 l/s para 650 l/s devido à falta de chuvas. Uma nova adutora de 800mm também está prevista para o final do ano.

    Casan instala nessa semana a quarta bomba de captação principal no Rio Cubatão, em Palhoça, para retirar até 2.200 litros de água por segundo – Casan/Divulgação/CSC

    Até sábado, portanto, a Casan não descarta a possibilidade de mais interrupções no abastecimento em outras áreas da região metropolitana, as mais altas ou pontas de rede. “Por isso é fundamental que toda a população, afetada ou não diretamente, colabore e reduza seu consumo habitual de água” explica o engenheiro Joel Horstmann, superintendente regional.

    Publicidade