A campanha nacional de imunização contra a gripe está chegando ao fim nessa sexta-feira (31), e até o momento a adesão em São José tem sido inferior ao esperado. Segundo a Prefeitura, apenas cerca de 45% do público-alvo foi vacinado, totalizando aproximadamente 48 mil pessoas, de uma meta estipulada em 90% dos prioritários. Essa baixa adesão tem gerado preocupação entre as equipes de saúde locais.
Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas no horário normal hoje, inclusive algumas delas funcionando até as 22h, como medida para aumentar o acesso à vacinação: Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga, Santos Saraiva e Luar.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, ressalta que a vacinação contra a gripe leva cerca de um mês para alcançar o pico de imunização. “Desta forma, com a aproximação do inverno, é importante que a população já procure uma unidade de saúde para receber o reforço. A vacina permite minimizar a carga viral, reduzir os sintomas e prevenir o surgimento de complicações, e é uma das medidas para proteger contra as doenças, suas complicações e óbitos”, diz a diretora. A vacina também pode ajudar a reduzir a carga viral, diminuir os sintomas e prevenir complicações, além de contribuir para a redução da circulação viral e internações, especialmente entre os grupos de risco.
As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em todo o estado para toda a população acima de 6 meses de idade em todos os 26 postos de saúde do município. A imunização anual oferece proteção contra diferentes cepas do vírus da gripe, incluindo Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados da carteirinha de vacinação.