Praias do Meio e da Saudade estão balneáveis há 4 meses

    3 em cada 4 pontos monitorados em SC estão próprios para banho

    Dados coletados no litoral catarinense entre 17 e 21 de outubro de 2022 apontam que dos 237 pontos analisados, 180 estão próprios para banho, o que representa 75,9%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 65 estão em condições próprias, o que representa 74,7%.

    Entre os pontos próprios elencados nesse relatório estão as Praias do Meio e da Saudade, em Coqueiros, no Continente. Os locais estão balneáveis há pelo menos quatro meses – caso da Praia da Saudade – e há seis meses – caso da Praia do Meio. Na primeira as coletas são feitas no canto esquerdo, próximo ao trapiche; na segunda é feita no meio da faixa de areia.

    No ano passado os balneários tiveram mais análises positivas do que negativas, numa proporção de 54% a 46%, índices similares a 2020. O mesmo tem sido registrado nas análises da quantidade de coliformes fecais (Escherichia coli) nesse ano nessas praias, com uma leve vantagem à propriedade.

    Publicidade

    Porém, a oscilação ainda é grande. Há períodos em que a quantidade fica abaixo de 200 unidades por 100 mililitros de água, enquanto em outras amostras chega a passar de 4 mil, indicando que ainda há possível lançamento ilegal de esgoto na rede pluvial. Nos últimos meses também não foi registrado nenhum dado máximo, quando a análise chega ao maior valor possível de análise (24.196 coliformes/100ml), indicando poluição total. Os resultados indicam que os programas de regularização de ligação sanitária em Florianópolis estão tendo alguma efetividade.

    Também na região continental, as duas praias de Itaguaçu ocasionalmente mostram uma tendência de melhoria. A Praias da Palmeiras tem dado resultado impróprio nas últimas semanas, mas a de Itaguaçu apresentou pouca poluição nos relatórios desde agosto. Nessa semana, porém, foi classificada imprópria.

    + Casan e Florianópolis assinam acordo para conservação de lagoas

    Balneabilidade em SC

    As análises de balneabilidade, feitas em parceria com Bombeiros Militares e Aresc, são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. Durante a temporada de verão, de novembro a março, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente. Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site do IMA e no aplicativo Praia Segura.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR