O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, assinou um documento manifestando interesse na compra de 100 mil doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19. A carta de intenção será enviada ao representante do imunizante na Bulgária e leva em consideração os avanços da pandemia. Em fevereiro, o STF autorizou que estados e municípios negociem a compra de vacinas.
Orvino destaca que o município busca todas as alternativas para um tratamento digno baseadas no que diz a ciência e procura imunizar os cidadãos para impedir mais contaminações. O documento reforça a brevidade no encaminhamento da proposta de aquisição da vacina Sputnik V para que São José possa avançar nas ações de imunização contra a Covid-19.
Até o momento, São José vacinou 100% dos idosos que vivem em instituições, 107% da população estimada de idosos com mais de 90 anos, 103% de idosos entre 85 e 89 anos e 106% do público da faixa etária de 80 a 84 anos. A diferença numérica pode ocorrer por fatores como mudança de cidade. No total, 10.432 pessoas já receberam a primeira dose da vacina no município e a segunda dose do imunizante foi aplicada em 3.184 pessoas.