Um professor da rede municipal de Criciúma foi demitido nesta quinta-feira (26/8) pelo prefeito, Clésio Salvaro (PSDB), que alegou que não aceita “viadagem” em sala de aula. O professor exibiu para alunos entre 14 e 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24), um clipe do artista Criolo, que trata de questões de gênero (veja abaixo).
Houve uma pequena repercussão na comunidade acadêmica local sobre a exibição do clipe e o prefeito foi às redes sociais para divulgar que exonerou o professor porque o conteúdo é “erotizado” e que “não aceita viadagem em sala de aula”.
Com a fala discriminatória houve uma reação nacional contra o político. Até mesmo Criolo se manifestou, afirmando que lamenta a reação do prefeito e que o clipe não tem restrições pelas diretrizes do Youtube e que ser para colocar a temática em debate. Diversos pontos da cidade amanheceram na quinta-feira pixados com palavras contra o prefeito. Salvaro logo deletou de algumas de suas redes sociais o vídeo.
O Ministério Público de Santa Catarina instaurou, nesta quinta (26/8), um procedimento para apurar possível prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo na exoneração de um professor da rede pública de ensino em Criciúma, bem como se a sua exoneração se deu dentro dos limites legais.
O promotor de justiça Fred Anderson Vicente, da 5ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da cidadania e direitos humanos, vai verificar, inclusive, se existem políticas públicas relacionadas ao público LGBTQIA+. “Vou verificar se a conduta do prefeito violou princípios da dignidade humana previstos na Constituição Federal e na legislação ordinária”, afirma o Promotor de Justiça.
Uma representação criminal também chegou na promotoria de justiça no final da tarde desta quinta-feira. A representação criminal será encaminhada para a Procuradoria-Geral de Justiça. O caso também está sendo acompanhado pelo NECRIN, o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do MP.
Confira o clipe Etérea, de Criolo
Por Lucas Cervenka – redacao@correiosc.com.br