Melhorar a infraestrutura de cada modalidade de transporte dentro da cidade é o plano da Prefeitura de Florianópolis para melhorar a mobilidade como um todo. O prefeito, Gean Loureiro (sem partido), quer que cada uma dessas modalidades tenham vantagens competitivas sobre o transporte individual.
Ao lado do secretário de mobilidade, Michel Mittmann, Gean diz que o tema é transversal na prefeitura e envolve todas as secretarias. Não à toa, sua gestão está destinando boa parte dos recursos para melhorar a infraestrutura na cidade, especialmente a parte viária. Atualmente, a Prefeitura de Florianópolis tem um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões, dos quais R$ 120 milhões são recursos próprios e os outros R$ 180 milhões financiados.
O prefeito faz questão de destacar sempre que pegou a prefeitura quebrada e agora voltou a ter capacidade de investir e melhorar a cidade. Não foi diferente na manhã desta segunda-feira (2/9), quando lançou o programa “Mais Mobilidade”, junto de Mittmann, o homem-forte de Gean na área de transportes. O prefeito abriu a coletiva de imprensa falando da mudança financeira que realizou e que agora consegue atacar os problemas da capital catarinense, como é o trânsito – talvez o maior deles. Para isso, montou uma “super secretaria”, com Mittmann à frente.
Michel Mittmann assumiu a pasta de mobilidade há cinco meses, aumentada para envolver a Diretoria de Operação do Sistema Viário (Diope) e o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e assim planejar um futuro mais fluido às vias de Florianópolis.
Mais Mobilidade
Em março, quando assumiu a secretaria, Mittmann mostrou a intenção de trabalhar em 10 eixos de mobilidade. Nessa segunda, ele detalhou planos para quatro deles: redução de gargalos, transporte coletivo, ciclos e pedestres.
Muitas das ações do programa “Mais Mobilidade” só serão implementadas em médio e longo prazo e outras já são realizadas, como a melhoria do asfalto pela cidade (150 km de recapeamento), instalação de percursos ciclísticos (80 km de cliclovias, ciclofaixas e ciclorrotas) e nova padronização de calçadas. No mínimo, pode-se dizer que Florianópolis está ganhando uma cara nova com essas intervenções.
“Ao lançar esse programa, estamos pensando a mobilidade urbana para quem vive a cidade: as pessoas, seja onde elas estiverem: no ônibus, no carro, na bicicleta ou na calçada. Essa é mais uma das inúmeras ações da Prefeitura com foco no conforto, bem-estar e que vai possibilitar a nossa população uma vivência nos quatro cantos da cidade,” afirmou Gean Loureiro.
Uma dessas ações que pode gerar fluidez ao trânsito é o plano da prefeitura em melhorar 50 cruzamentos pela cidade, ou “desatar os nós”, como dizem prefeito e secretário. A prefeitura vai começar alterando 20 pontos na região central, com nova sinalização ou alteração na via, para ver o resultado. Como exemplo, Mittmann citou a reabertura da a Av. Beira-mar para a Av. Madre Benvenuta, ao lado do shopping, com passagem por trás da pista de skate.
São também previstas melhorias em pontos de ônibus, com mais informações sobre as linhas, e novos veículos, com melhor acessibilidade (modelo “piso baixo”).
Outras iniciativas de mobilidade são o projeto Ponte Viva, que visa priorizar o transporte coletivo no entorno da ponte Hercílio Luz, finalização da Ivo Silveira, obras do anel viário (Rua Dep. Antônio Edu Vieira) e futuro binário Pantanal – Carvoeira, TransMaciço (sobre o Morro da Cruz), revitalização da Estrada Cristóvão Machado de Campos, Estrada Isid Dutra, Rua do Lamin, e outras em cooperação com o Governo do Estado, como a reforma da SC-401 e da Rodovia Admar Gonzaga (SC-404), onde a prefeitura pretende construir mais uma pista.
De acordo com o secretário Walter Gallina, da pasta de Infraestrutura, 70% de todas as obras que a prefeitura está fazendo devem ser concluídas até o fim desse ano e o resto até agosto do ano que vem.
Corredores exclusivos
Por enquanto estão previstos dois locais com corredores exclusivos para ônibus em Florianópolis. Um deles será a Ponte Hercílio Luz, outro o futuro anel viário do Maciço do Morro da Cruz. Sobre a possibilidade de mais corredores para ônibus, Mittmann diz que a opção é fazer “o ônibus fugir da fila onde der”. Nos locais onde o transporte coletivo perde muito tempo, como próximo do terminal da Trindade, por exemplo, haverá uma separação dos ônibus do fluxo normal.
Outra possibilidade é a faixa exclusiva na Av. Silveira, para acessar a Ponte Hercílio Luz, que de acordo com o secretário ainda será estudada. Isso também vai depender também de conversas com outros municípios, já que as 16 linhas previstas para passar pela ponte também migram de outras cidades.