A Prefeitura de Florianópolis reforçou o alerta contra o mosquito da dengue em Florianópolis. A situação mais crítica da Capital está no bairro Itacorubi, onde já há 18 pessoas confirmadas com dengue somente em 2022. Em toda a cidade foram 42 casos da doença nesse ano.
Segundo a Secretaria de Saúde o número é crescente, e ainda que a administração municipal esteja reforçando os cuidados, fazendo visitas, orientando sobre os locais com água parada e aplicando inseticidas, a população tem papel essencial no combate ao mosquito Aedes aegypti.
No Itacorubi, tem sido frequente as situações de água parada em casas, inclusive com notificações da Vigilância em Saúde, multas e ações de combate à dengue.
+ São José reforça combate ao mosquito
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica estadual (Dive) o Oeste catarinense é a região que mais tem casos de dengue, com quatro municípios em situação de epidemia, porém a Grande Florianópolis é considerada também área infestada pelo mosquito.
Sendo assim os cuidados em relação ao combate à proliferação do mosquito devem ser reforçados. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses orientam que com apenas 10 minutos de cuidados por semana é possível realizar esse combate.
As principais orientações são não deixar água parada em depósitos como pratos de plantas e pneus, manter ralos com telas, calhas limpas são algumas das medidas a serem seguidas. Há ainda a importância de (vedar, telar, furar) depósitos e/ou criadouros com acúmulo de água.