Prefeitura de Florianópolis divulga plano de ação para temporada de Verão, com foco na saúde

A Prefeitura de Florianópolis divulgou o plano de ação para temporada de verão 2021 nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. As ações visam ampliar a testagem de pessoas confirmadas com o coronavírus, ampliar a fiscalização de medidas sanitárias vigentes e orientar à população.

SUS municipal

Desde 1 de dezembro a prefeitura está contratando mais profissionais de Saúde para compor o Sistema Único de Saúde municipal. Segundo a prefeitura, já foram contratados mais 10 médicos, 44 técnicos de enfermagem e 13 enfermeiros para os postos de saúde e Upas. Há, no momento, processo aberto para o chamamento de mais 6 médicos, 6 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros. A contratação ocorrerá até a segunda quinzena de janeiro.

Ampliação de testagem

A Secretaria de Saúde trabalha na ampliação de mais locais de testagem para a Covid-19. A ideia é que sejam criados mais centros de testagem, e um local para testes na modalidade drive-thru. Para as implantações, o órgão já está estudando locais e estruturando contratos. A capital já realiza atualmente uma média de mil testes por dia. Desde o começo da pandemia, mais de 145 mil testes foram feitos em Florianópolis.

Investigação epidemiológica

Publicidade

A Vigilância Epidemiológica assinou um termo de colaboração com o Estado do Paraná para disponibilizar um novo sistema de banco de dados. Haverá ainda, ampliação do quadro de funcionários da agentes de vigilância. O município está buscando também a contratação de aplicativo para aumentar a rapidez na investigação epidemiológica. A contratação de mais funcionários será feita mediante necessidade, assim novas pessoas vão sendo chamadas do contrato do processo licitatório.

Garantia de insumos e infraestrutura – vacina covid-19

Na cidade, todos os Centros de Saúde estão munidos de câmaras frias para armazenamento dos imunizantes, e a administração municipal já deu entrada em processos licitatórios para ampliar a capacidade de armazenamento de doses.

Atualmente, a capital já possui 115 mil agulhas e 325 mil seringas estocadas para vacinação contra a doença. Foram ainda separados 20 milhões, do orçamento já aprovado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, para a compra direta do imunizante, caso seja necessário. Segundo a prefeitura, o SUS no municípios tem capacidade geral de armazenamento para mais de 3 milhões de doses de vacinas.

Alô Saúde Floripa

O Alô Saúde seguirá fazendo atendimento 24h para todas as pessoas da cidade que estejam com suspeita da doença ou qualquer outro problema de saúde. Na temporada o serviço será ampliado para disponibilizar teleconsulta médica 24h, vinculada ao atendimento do Alô Saúde, ou seja, a população poderá ligar e já ter a sua consulta. Para esse serviço a Secretaria de Saúde está buscando empresas para abrir processo licitatório.

Aumento na fiscalização

A Vigilância Sanitária de Florianópolis irá continuar atuando para fiscalização das medidas sanitárias vigentes. Eventos seguem proibidos seguindo a classificação de risco estadual, então o órgão continuará fazendo fiscalizações regularmente destas ações.

A prefeitura planeja ainda desenvolver mais ações de fiscalização para visitação da Ilha do Campeche e na Costa da Lagoa em conjunto com a Fiscalização de Transportes e Guarda Municipal. Nas últimas semanas a Vigilância já começou a operação atuando na Costa da Lagoa.

Estudo e tecnologia

A equipe técnica da Secretaria de Saúde seguirá estudando os últimos estudos em saúde pública relacionados ao coronavírus para aperfeiçoar os atendimentos aos moradores e turistas que visitem a cidade. Esses estudos fazem com que a equipe reorganize continuamente os processos de trabalho nos serviços de saúde com novas informações científicas, novas tecnologias e novos protocolos.

Praias

Nas praias a Secretaria de Turismo e a Superintendência de Serviços Públicos estão verificando com a Secretaria de Patrimônio da União em Santa Catarina para poder capacitar ambulantes para que os mesmos instalem guarda-sol, com distanciamento, intercalados por bandeirinhas na faixa de areia. A bandeira estará com a frase: local reservado para você, respeitar o distanciamento social é respeitar o próximo. A ideia é que caso a população queira ficar no local onde já há um guarda-sol, para colocar o seu próprio poderá entrar em contato com o ambulante para a retirada. A princípio, a proposta é de que haja 5 metros de distância entre cada guarda-sol.

A ação também contará com, em média, 20 profissionais por turno para orientar e sensibilizar a população nas praias sobre protocolos sanitários. Os profissionais usarão camisetas com frases como: “a pandemia não acabou”, “respeite o distanciamento social”, entre outras para orientar a população.

Publicidade