Já estão abertas as inscrições para professores em caráter temporário (ACT) que desejam trabalhar na rede municipal de ensino de São José no ano letivo de 2019. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 3 de setembro, no site da Fepese – http://educasaojose2019.fepese.org.br. O processo seletivo para o cadastro reserva terá duas etapas: a prova escrita, que será realizada no dia 30 de setembro, às 14h; e a prova de títulos de pós-graduação. A lista dos aprovados será divulgada no dia 24 de outubro.
Para o ano letivo de 2019 a Prefeitura de São José abre vagas para professores de diversas áreas, auxiliares de ensino e de sala para a atuação no ensino Infantil, fundamental e médio e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos professores de artesanato. De acordo com o Edital Nº 004/2018/SME, disponível no site da PMSJ (www.saojose.sc.gov.br) os interessados podem se candidatar a apenas uma vaga, sendo habilitados ou não. Caso não sejam habilitados, é necessária a apresentação da Certidão de frequência na área desejada. O valor da inscrição é de R$ 75.
Além das informações básicas na inscrição, os candidatos terão de preencher um formulário de atualização de telefones para que a Secretaria Municipal de Educação consiga entrar em contato para convocação e escolha de vagas.
A prova escrita, que acontece no dia 30 de setembro, às 14h, será composta de oito questões objetivas com os temas de conhecimentos gerais e relacionados à Educação, além dos conhecimentos específicos de cada área/disciplina para o cargo de professor de Artesanato. Já para os demais cargos, a prova exigirá noções de legislação e conhecimentos gerais sobre educação, assim como conhecimentos específicos na área/disciplina.
A carga horária de atuação na rede municipal para os profissionais é diferente e segue as áreas/disciplinas pretendidas pelo candidato. A mínima é de 20 horas semanal e máxima de 40 horas semanais para os professores e auxiliares de sala e de ensino.
Para a prova de títulos, serão avaliados os certificados dos cursos de pós‐graduação em nível de Especialização ou de diplomas do curso de Mestrado e de Doutorado, na área de formação específica para o cargo que o candidato se inscreveu ou, ainda, para professores da rede municipal.
Os documentos devem ser entregues até o dia 3 de setembro no Centro de Referência, localizado na Rua José Gonzaga Regina de Lima, n° 143, Kobrasol. O horário para atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Ou na sede da Fepese, localizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h até às 12h e das 13h às 17h. O candidato tem ainda a opção de enviar pelos Correios os documentos ou fazer o carregamento no site do concurso no momento da inscrição.
A pontuação da prova de títulos será realizada conforme detalhado no edital. A partir do dia 24 de outubro até o dia 26, os candidatos terão a oportunidade de entrar com recursos. O resultado oficial das provas e a classificação dos profissionais que participaram do concurso serão divulgados no dia 5 de novembro, no site da Fepese.