A Prefeitura de São José demoliu 30 casas no Loteamento Benjamin, em Forquilhinha, como parte de um acordo judicial com o Ministério Público para realocação das famílias hipossuficientes da comunidade. O objetivo é abrir espaço para a futura Avenida Beira-Rio Forquilhas e proporcionar maior dignidade social às famílias afetadas.
As demolições ocorreram em casas irregulares construídas em área de preservação. Conforme a administração municipal, algumas famílias receberam indenizações e já foram realocadas, enquanto outras estão recebendo um aluguel social até que a prefeitura construa um condomínio habitacional próximo.
A meta é demolir um total de 215 casas, e o município possui uma verba de R$ 15 milhões para todo o processo de desapropriação e construção das novas habitações. Em julho mais 30 casas deverão ser demolidas.
+ 6 casas irregulares são demolidas em São José
Segundo a prefeitura, a Avenida Beira-Rio Forquilhas está com mais de 20% de execução. Com um investimento total de R$ 57,2 milhões, a via terá cerca de 4,5 km de extensão, com duas faixas de tráfego, ciclovia, passeios e recuo para ônibus. A obra deve melhorar a mobilidade dos bairros ao redor. A previsão é que a etapa do trecho 2 seja concluída até março de 2024.