Prefeitura de São José orienta infectados por dengue a procurarem postos de saúde

A Prefeitura de São José orienta que possíveis casos de pessoas infectadas por vírus da dengue procurem primeiramente os postos de saúde ao invés da emergência na UPA 24h de Forquilhinhas. Os pacientes receberão assistência nas unidades básicas de saúde e serão encaminhados para a Vigilância Epidemiológica para os procedimentos necessários.

Segundo a prefeitura, muitos cidadãos estão buscando diretamente a UPA sem a confirmação do diagnóstico de dengue, o que causou um aumento acima de 2000% nos atendimentos em janeiro deste ano em relação a março. O excesso de atendimentos sem classificação de risco está atrasando o atendimento aos casos mais graves, relata a prefeitura. Até 28 de março, a UPA havia atendido 3.456 pessoas com suspeita de dengue.

A prefeitura ressalta que o serviço de saúde está disponível para todos os cidadãos, mas seguir o protocolo ajuda na organização do tratamento dos casos de dengue. Caso haja a confirmação do diagnóstico de dengue, a própria UBS fará o encaminhamento para o atendimento necessário.

Publicidade

+ Recusa à vistoria contra dengue na residência pode dar multa

Até essa quinta-feira (30/3), a Vigilância Epidemiológica já havia registrado 816 casos confirmados de dengue em São José. Agentes de endemias continuam realizando mutirões nas comunidades em situação crítica para orientar os moradores, aplicar testes de coleta de sangue e inseticida.

Além dos cuidados com o imóvel, os especialistas recomendam o uso de repelente nas partes expostas do corpo. Deve-se escolher repelentes aprovados pela Anvisa e que contenham Icaridina como composto, o que permite o uso do produto com mais intervalo de tempo. No caso de crianças abaixo de 2 anos, é preciso consultar um pediatra antes do uso do repelente. As gestantes estão liberadas para usar o produto.

Publicidade
COMPARTILHAR