A Prefeitura de São José vai migrar seu sistema digital para unir processos e assim modernizar a prestação de serviços burocráticos. Com isso, os requerimentos serão suspensos por duas semanas, para permitir a mudança, entre 1º e 13 de setembro.
Com o programa São José Digital a prefeitura pretende modernizar a gestão pública com novas tecnologias, integrando todos os setores e ampliar a gama de serviços online, que poderão ser acessados tanto na web, quanto por aplicativo, a ser lançado.
Durante a implantação do novo software, o acesso a alguns serviços oferecidos pela Prefeitura de São José será restringido. A administração municipal recomenda que os requerimentos, as aberturas de processos administrativos, pedidos de emissão de notas fiscais, entre outros serviços, sejam feitos até 31 de agosto. “Pedimos compreensão da população durante este período. Muitos serviços não poderão ser acessados para que haja a migração da base de dados”, informa o prefeito, Orvino Coelho de Ávila.
O programa irá unificar as informações que hoje transitam em diversos sistemas. “O novo software irá diminuir o fluxo de papel, possibilitando a tramitação de documentos no formato digital, economia de gastos com transporte e guarda de processos. Também irá facilitar e agilizar a rastreabilidade de documentos, oferecendo maior segurança, confiabilidade e integridade da informação”, reforça Orvino.
Além de modernizar os trâmites de documentos, a migração de dados, hoje gerenciados por diversos sistemas para uma plataforma única (Atende.Net), irá possibilitar ao cidadão a redução da burocracia, a otimização de serviços, mais segurança, agilidade, compartilhamento e disponibilidade da informação em tempo real. Além de trazer mais economia de tempo e praticidade, com o acesso aos serviços pelo site da prefeitura, além do app, sem precisar se deslocar até o setor responsável no órgão público.
Implantação de novo sistema
O trabalho técnico de implantação do novo software de gestão será executado pela empresa IPM Sistemas Ltda., vencedora da licitação, com acompanhamento da Secretaria de Administração, por intermédio da diretoria de Informações e Sistemas (DIS).
“Não há outra forma de fazer a migração sem que haja suspensão do atendimento ao contribuinte nos serviços, que retorna normalmente no dia 13 de setembro”, reforça Fernando Cerutti, diretor geral da DIS.
Apenas a emissão de nota fiscal eletrônica continua neste intervalo. Os demais serviços, como protocolo web, emissão de certidões, IPTU, no site ou atendimento presencial, estarão suspensos.