A Prefeitura de Florianópolis comunicou nesta sexta-feira (8/9) um pedido para que a população da Grande Florianópolis suspenda a doações de roupas e demais donativos para a comunidade do Sapé, no bairro Monte Cristo, atingida pelo rompimento do reservatório da Casan na quarta de madrugada.
De acordo com o município, o número de doações para a Fundação Somar superou todas as expectativas e já há suprimentos necessários para uma resposta emergencial às mais de 380 pessoas impactadas.
A administração municipal também explicou que poderia encaminhar os donativos para o Rio Grande do Sul, que passa por tragédia climática, mas, segundo a prefeitura, lá há também uma indicação de suspensão das doações por parte do governador por dificuldade na triagem e logística. Caso permaneça a necessidade e possibilidade de doações para o estado vizinho, a Prefeitura de Florianópolis vai enviar as contribuições.
A prefeitura segue com dezenas de funcionários no local para dar apoio às famílias atingidas através da Assistência Social. Equipes de manutenção da cidade estão trabalhando na limpeza das ruas atingidas pela avalanche da caixa d’água rompida.
De volta, Topázio convoca reunião
O prefeito da capital, Topázio Neto, convocou uma reunião para este sábado (9), às 14h, no Monte Cristo. Ele adiantou seu retorno da Coreia do Sul, onde fazia um curso, e deve chegar duas horas antes do encontro. A reunião, no 22º BPM, servirá para atualizar as ações de respostas ao incidente e definir as próximas etapas.
Casan começa a indenizar
A Casan anunciou que vai começar a pagar indenizações às pessoas atingidas neste sábado, para quem aceitar o valor e o acordo, variando conforme os prejuízos e impactos. O presidente e a diretoria estarão às 11h no Centro Integrado de Operações e Monitoramento (CIOM), na R. Quinze de Novembro, 230, no Bairro Estreito, para informar como será feita a antecipação de indenizações para as 170 famílias afetadas pelo rompimento do reservatório.
Sem informações
O Correio solicitou informações sobre quantas inspeções foram realizadas desde que a caixa d’água foi inagurada, em março de 2022, qual era a carga máxima (quantidade de água) que já havia sido colocada e se desde então os reparos foram constantes. A companhia respondeu apenas que “recebeu informação da empresa construtora de que o reservatório apresentava condições de uso”. Emails mostram que a companhia sabia dos problemas apenas 50 dias após a inauguração.