Junto com a operação de recapeamento de diversas vias de Florianópolis, a prefeitura planeja instalar 80 km de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.
“A nossa ideia é dobrar, em 12 meses, a quantidade de quilometragem para ciclistas em Florianópolis. E, mais do que isso, criar conectividade nos percursos. Então, onde for possível colocar ciclovia e clicofaixa, vamos fazer. Em ruas mais estreitas, vamos inserir a ciclorrota”, explica o secretário de Mobilidade da Capital, Michel Mittmann.
Os tipos de instalação vão depender principalmente de conversas com as comunidades de cada local onde há a operação de recapeamento. É possível que em algumas vias seja necessário retirar vagas de estacionamento para instalação de ciclofaixa, ciclovia ou ciclorrota e, para isso, a prefeitura pede a aprovação da comunidade antes.
De acordo com o engenheiro e secretário de Infraestrutura da Capital, Valter Gallina, vias emblemáticas da cidade serão contempladas: “Podemos destacar a Mauro Ramos, no Centro, que terá ciclovia em toda a sua extensão e a Madre Benvenuta, no Santa Mônica. Então, você pode imaginar que um ciclista vai sair do Centro da cidade e ir até a Udesc, por exemplo, ou até a UFSC, com espaço exclusivo para pedalar em segurança”, explica o secretário.
A operação de recapeamento, denominada Asfaltaço, iniciou há alguns meses e deve contemplar 100 km de vias na Capital. Nesta semana, por exemplo, os trabalhos foram realizados na Rua João Meirelles, no bairro Abraão, onde foram instalados 2 km de ciclofaixa com a revitalização.
Diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
A ciclovia é o ideal para quem anda de bicicleta e similares, por ser a mais livre e segura. Consiste na construção de uma faixa separada fisicamente da via de carros e da calçada de pedestres. São recomendadas para vias com velocidades médias dos veículos superiores a 50 km/h. Na Av. Ivo Silveira, por exemplo, está prevista a instalação desse equipamento.
A ciclofaixa é uma faixa pintada no chão junto à via, sem separação física. Além da pintura, a sinalização pode ser feitas com “olhos de gato” ou “tartarugas”, o que também garante alguma segurança aos ciclistas. É indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz e é de fácil instalação, porque utiliza a estrutura viária existente. É o que foi instalado agora no bairro Abraão.
A ciclorrota também não tem separação física da via e consiste na pintura de elementos gráficos que simbolizam que ali há um trânsito de bicicletas normalmente. Representa um trajeto recomendado para as bicicletas.