A previsão indica a formação de dois ciclones extratropicais no Litoral Sul do Brasil nos próximos dias, o que é comum para esta época do ano.
O primeiro ciclone deve se formar no domingo (8/7) entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A maior influência deste sistema em Santa Catarina será observada na manhã do domingo, com chuva moderada e acumulados estimados de 40 a 50 mm em 24 horas. O extremo sul do Litoral Sul será mais afetado.
O segundo ciclone tem previsão de formação entre segunda-feira (11) e terça-feira (12), provocando chuva, rajadas intensas de vento e mar agitado com risco de ressaca em Santa Catarina.
A formação do segundo ciclone poderá ocorrer entre o Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, mas a maior influência em Santa Catarina será sentida com o vento sul na faixa litorânea e a agitação do mar, com condições propícias para ressaca e alagamentos costeiros.
A equipe de meteorologistas da Defesa Civil está monitorando constantemente a previsão, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que afetam o estado.
A Defesa Civil emitirá avisos e alertas caso seja necessário, a tempo de permitir a preparação e resposta a possíveis ocorrências.
Alerta da Marinha
Segundo a Marinha do Brasil, a passagem da frente fria poderá afetar a faixa litorânea entre Mostardas (RS) e Florianópolis com ventos de direção Noroeste a Oeste rondando para Sul a Sudeste e intensidade de até 61 km/h entre as noites de sábado e domingo (7 e 8/7). O mesmo sistema poderá provocar ressaca com ondas de 2,5 metros até o dia 9 de julho.