A Defesa Civil de Santa Catarina prevê que a onda de calor persistirá no estado até a terça-feira, sendo interrompida pela passagem de uma frente fria entre a tarde da terça e a quarta-feira, provocando maior presença de nuvens e condições para chuva.
Nesta segunda-feira, o pico de calor atinge o Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, com máximas superando 38°C. A frente fria chegará na terça pela manhã nessas regiões, levando a uma queda de temperatura, variando entre 32°C e 34°C. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto segunda quanto terça serão dias de calor intenso, com máximas chegando a 40°C.
O risco é considerado alto nas áreas em laranja (no mapa abaixo), incluindo desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias devido ao calor excessivo. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado.
Na terça-feira, a instabilidade aumenta em Santa Catarina com a chegada de uma frente fria, combinada ao forte calor. A mudança ocorre pela manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o RS. Chuva e temporais atingem todas as regiões à tarde e noite, com risco alto de alagamentos e enxurradas no oeste e leste; na faixa central, o risco é menor.