De acordo com o serviço meteorológico da Epagri/Ciram, na próxima semana há indicativos de chuva mais frequente em SC, especialmente para o Litoral, onde o tempo será úmido. Porém, os valores previstos ainda não são significativos para reverter a situação de estiagem, alerta o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).
A partir desse domingo (18/8), até terça (20), o maior acumulado de chuva deve ocorrer no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, entre 40 a 60 mm no período. Para as demais regiões de Santa Catarina a previsão é de chuva mal distribuída com baixo acumulado (de 10 a 35 mm no período), especialmente em direção ao oeste.
Para última semana de agosto, a previsão segue mais otimista, com condição de chuva para o estado. Ainda assim, em direção ao oeste de Santa Catarina, se espera menores acumulados.
Vento sul forte e mar muito agitado
Um sistema de ciclone no mar, na altura da costa da Argentina e Uruguai, e sistema de alta pressão avançando pelo sul do Brasil deve ocasionar vento sul, forte e persistente, com intensidade média de 50 a 70km/h no decorrer do domingo e início da segunda-feira (19). Esse vento provoca agitação marítima e os picos de onda chegam a 3,0 m entre a região de Florianópolis e Passo de Torres. Condição desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.