Policiais rodoviários federais realizaram nesta segunda-feira (16), na Via Expressa em Florianópolis, mais uma etapa da Operação Motovida. A operação tem como foco a BR 101 e a BR 282, nos trechos que cortam a região da capital, visando reduzir os acidentes envolvendo motos.
Durante os trabalhos, os policiais abordaram 157 veículos, constatando diversas irregularidades, como motociclistas dirigindo sem habilitação, com os faróis apagados, usando o telefone celular e motos com licenciamento vencido. Seis veículos ficaram retidos.
Depois de passar pela fiscalização, alguns motociclistas ouviram uma palestra sobre prevenção de acidentes. Funcionários da concessionária Autopista também distribuíram e instalaram gratuitamente antenas corta-pipas.
Trecho perigoso
Uma análise dos acidentes ocorridos na BR 282 (Via Expressa) entre os km 0 (Florianópolis) e 6 (São José), no ano de 2019, revela que as motos tiveram grande participação nas ocorrências. Dos 218 acidentes, em 167 deles havia motos envolvidas (76%). Dos 231 feridos, 194 eram ocupantes de motos (84%). Dos quatro mortos, três estavam em motos (75%)
Segundo a PRF, ao lado de pedestres e ciclistas, os motociclistas fazem parte do grupo mais frágil do trânsito. Quase sempre sofrem lesões graves quando se envolvem em ocorrências, independente da culpa pelo acidente.