Policiais rodoviários federais flagraram, nesse final de semana (entre 16 e 18 de agosto), 325 motoristas dirigindo sob efeito de álcool nas rodovias federais de Santa Catarina. Foi um recorde na instituição.
Seguindo determinação da superintendência foram realizadas fiscalizações de alcoolemia em vários pontos do estado, como em Biguaçu, nas noites e madrugadas do final de semana, com reforço de policiais de folga. O resultado foi um número elevado de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool, diz a PRF, que classifica a quantidade como absurda e surpreendente.
No final de semana de 10 e 11 de agosto o número de motoristas embriagados já tinha sido extremamente alto (213).
A PRF destaca que o consumo de álcool é causa de acidentes de trânsito graves, violência doméstica e brigas. Segundo o inspetor da PRF Luiz Graziano, Santa Catarina tem sido um dos estados que mais fiscaliza e flagra motoristas embriagados, mas não porque haja mais casos do que em outros estados, e sim porque a fiscalização é maior.
“Seguindo uma orientação da direção geral, Santa Catarina determinou a realização de comandos específicos de alcoolemia nas madrugadas de sexta pra sábado e de sábado para domingo. Então aumentou muito a fiscalização e por isso que esses números aumentaram significativamente”, diz Graziano. Ele também diz que se a PRF mantiver fiscalizações constantes esses números em breve vão diminuir. “Há ainda uma sensação de impunidade, quer dizer, as pessoas bebem e acham que não vai dar nada. Então o aumento da fiscalização é que levou ao aumento dos casos de flagrante”, finaliza o policial.