A EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, recebeu o título de primeira escola lixo zero do país e hoje é inspiração para muitas outras.
O projeto nasceu em 2019 nas aulas de português e, após um seminário, os alunos se desafiaram a reduzir em pelo menos 90% a produção de lixo.
Todos os resíduos da escola são doados para uma associação de catadores e o lixo orgânico se transforma em adubo, com o processo de compostagem.
O projeto implementado pela escola ganhou boa repercussão, tanto local quanto nacional.
Os alunos envolvidos não apenas demonstraram um notável aumento no engajamento e no desempenho acadêmico, mas também ganharam reconhecimento por suas conquistas em várias competições e eventos educacionais.
Hoje é um projeto de vida e uma forma de viver, acontece como uma rotina da escola, virou hábito entre os 600 estudantes, que compreendem a responsabilidade social deles também”, resume a diretora da escola, Marciléia Izabel Pereira.
O projeto já virou documentário e levou os estudantes até Portugal para falar sobre o trabalho e, mais recentemente, foi contado em detalhes no livro “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero”, de autoria da professora Fabiana Nogueira, coordenadora do projeto.