Começou com a identificação de três casos de coronavírus a testagem rápida em São José, nessa terça-feira (12/5), no Centro Multiuso.
Segundo a prefeitura, até o final da tarde foram cerca de 200 testes em pessoas notificadas com sintomas gripais pelos serviços de Saúde.
Os testes são utilizados para detectar os infectados pelo novo coronavírus de forma mais ágil do que a análise em laboratório. Há também uma possibilidade de 30% de apresentarem falso negativo e só reagem positivamente quando a pessoa já foi infectada há pelo menos sete dias.
As pessoas que serão testadas nessa semana foram identificadas pelo serviço de saúde municipal com os sintomas da Covid-19 em março e abril e, possivelmente, quem teve a doença em alguma forma leve ou assintomática já se recuperou, mas ainda pode ser caso ativo, transmitindo o vírus. Dessa forma, quem é identificado com o coronavírus recebe uma declaração para isolamento domiciliar por sete dias da vigilância epidemiológica.
“A testagem rápida para a Covid-19 das pessoas atendidas nos serviços de Saúde, nos ajuda a traçar um perfil epidemiológico da doença na nossa população. A partir destes dados podemos elaborar ações mais assertivas”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Oliveira.
Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 e 15 minutos, mediante a uma amostra de sangue coletado, identificando se o paciente é positivo ou negativo à doença.
Os testes são realizados somente nas pessoas notificadas pelos serviços de Saúde do Município. Nesta quinta e na sexta-feira (14 e 15) será a vez dos casos notificados nos meses de abril e maio, além dos atendidos via central telefônica. As equipes entrarão em contato com as pessoas notificadas para agendar os testes que são feitos no sistema drive-thru, sem que seja necessário sair do carro.
Segundo o último boletim do governo estadual, São José tem 67 casos de coronavírus confirmados.