O Procon estadual determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias em Florianópolis nesta terça-feira (15/2), até que apresentem um plano de adequação do atendimento para redução do tempo de fila. O órgão exige, através de medida cautelar, a distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência. As agências são da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú.
Segundo o Procon, mesmo após notificação, as agências bancárias não retornaram com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas diárias. Em 2021 o Banco Central permitiu que agências de todo o país alterassem o horário de funcionamento, com intenção de manter o isolamento social.
Porém, com a retomada das atividades e as medidas de flexibilização, o órgão vem recebendo diversas denúncias sobre filas de espera excessivas, de até duas horas para a retirada das senhas, além do atraso no atendimento. Os consumidores reclamam ainda que não têm acesso à água, cadeiras para descanso ou banheiros. As empresas tem até 10 dias para apresentarem defesa.