O programa de aceleração e fomento de empreendedorismo individual Salto Aceleradora está com as inscrições abertas para uma turma presencial em São José, com atividades a partir de setembro. As inscrições vão até 18 de agosto e podem ser realizadas no site do programa. Realizado pela prefeitura pelo programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC, o Salto tem o objetivo de oportunizar capacitação para MEIs focada no autodesenvolvimento do empreendedor e no crescimento do negócio.
Em 2020 foram criados mais de 2,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil, o que representa mais de 79% do total de empresas abertas no ano, segundo dados do Ministério da Economia. Só em São José são mais de 20 mil microempreendedores. No ano passado, mais de 1600 MEIs de Santa Catarina e do Amazonas participaram do Salto Aceleradora, obtendo aumento no faturamento e gerando empregos.
O secretário de desenvolvimento econômico e inovação de São José, Marcelo Fett, reforça a oportunidade do Salto Aceleradora e fala do papel do governo com os MEIs. “Toda grande empresa um dia já foi pequena. Começou numa garagem com uma boa ideia e um empreendedor corajoso e resiliente. O governo quando não atrapalha já faz muito. Mas hoje o governo pode e deve fazer mais que isso. Contribuir para melhoria do ambiente de negócios para que o MEI possa se tornar o quanto antes uma grande empresa é um dos papeis da gestão pública”.