Um novo incêndio criminoso voltou a consumir a área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro nesta quarta-feira (2/10) na baixada do Maciambu, em Palhoça. De novo com condições favoráveis para o alastramento das chamas, como o tempo seco e o vento, o fogo vai arder durante mais uma noite.
Diversas equipes estão novamente empenhadas no combate desde às 14h30 dessa quarta, início da ocorrência. Atuam policiais militares ambientais, bombeiros militares e comunitários, servidores do IMA, da prefeitura de Palhoça e voluntários. Os dois helicópteros do governo estadual na região da Grande Florianópolis (da PM e do CBM) também já foram empregados nessa tarde. Como ocorreu há três semanas, o combate à noite é reduzido, e logo na primeira luz da manhã desta quinta (3), uma reavaliação será feita.
Em boletim às 23h dessa quarta, o Corpo de Bombeiros Militares (CBM) informa que estão empregados no momento cerca de 40 bombeiros do 10º batalhão, de São José, responsável pela região, e ainda com o apoio da equipe de uma força-tarefa do 1º batalhão, com sede em Florianópolis. Há também emprego de três caminhões pipa da prefeitura de Palhoça.
O foco do trabalho, principalmente durante a madruga, é evitar que o fogo chegue nas residências. Até o horário do último boletim, as chamas estavam próximas das casas no bairro Morretes, em Palhoça. A área atingida fica entre a Estrada do Espanhol, que corta o parque, e o bairro Morretes.
Pela manhã, um efetivo maior deverá ser empregado no combate ao incêndio.