A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), passou a recomendar a partir desta terça-feira (3/5) a aplicação da quarta dose de vacina – ou a segunda dose de reforço (R2) – para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.
Segundo a SES, os municípios catarinenses que tiverem doses disponíveis em estoque já podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço nesses públicos. A orientação é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor, ou seja, começando pelos idosos com 79 anos, 78 anos e, assim, sucessivamente.
Antes disso, a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 estava indicada apenas para idosos com 80 anos ou mais. Até o momento, 28.305 idosos com 80 anos ou mais receberam a dose.
A segunda dose de reforço (4ª dose de vacina) deve ser aplicada com um intervalo de 4 meses após a primeira dose de reforço (terceira dose). As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
Em São José
Em São José os idosos com idade acima de 70 anos já podem se vacinar com a 4ª dose de reforço contra a Covid-19. A aplicação, que inicia nesta quarta-feira (04), está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, segundo estimativa da Secretaria de Saúde, 10.300 pessoas fazem parte do grupo para receber a imunização contra o vírus. O critério para aplicação da vacina é de quatro meses após a terceira dose de reforço e apresentar um documento com foto.
O horário de atendimento das UBSs é das 8h às 16h para unidades que fecham às 17h e 18h para as Unidades que fecham às 19h. Na Policlínica de Campinas, a vacinação vai até às 21h. São José possui, segundo dados do Portal Covid-19, 202.571 pessoas com as duas doses do imunizantes e 103.335 receberam as vacinas de reforço. Em números percentuais, São José possui 85,11% da população vacinada com a segunda dose e 40,84% da população recebeu o reforço.
Em Florianópolis
Em Florianópolis as vacinas contra Influenza e a Covid – da primeira à quarta dose – são aplicadas em todas as unidades básicas de saúde e na van da vacinação no TIcen das 9h às 16h. Em caso de chuva ou ventos fortes, o serviço da van itinerante da vacinação será suspenso.