Quatro dias após tornado, 74 mil unidades continuam sem energia em SC

    mapa de sc mostra que 74 mil unidades continuam sem energia
    13 municípios da região meio-oeste de SC estão sem luz desde sexta-feira à noite, após tornado – Celesc/Divulgação/CSC

    O tornado que atingiu a região do meio-oeste catarinense na noite de sexta-feira (28/5) continua gerando transtornos a uma população de pelo menos 162 mil pessoas. Até às 8h desta quarta (2/6), cerca de 74 mil unidades consumidoras ainda estão sem energia elétrica. O problema ocorre porque os ventos derrubaram ao menos quatro torres de transmissão de energia em rede de 230kV, operada pela empresa Evoltz.

    De acordo com a Celesc, que está ajudando a empresa privada a recompor a linha, a queda das torres de transmissão provocou o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos-Videira e treze municípios ficaram sem energia elétrica. A Celesc acompanha os trabalhos dos técnicos da empresa transmissora de energia e colabora com os trabalhos de auxílio à população. De acordo com nota da Evoltz, houve um atraso na recomposição da linha porque os cabos de uma das torres danificadas estavam muito esticados e demandaram maior tempo no reparo, por conta da dificuldade e do risco para os funcionários que trabalham no local.

    guindaste trabalhando na recomposição da rede de transmissão de energia
    Técnicos da empresa responsável pela linha e da Celesc trabalham na recomposição emergencial da linha de 230kV – Celesc/Divulgação/CSC

    Uma parte da linha foi recomposta até às 22h dessa terça (1/6). Conforme a Evoltz, houve a conclusão dos trabalhos de instalação de cinco torres de emergência da Linha de Transmissão Evoltz VI, no trecho entre Campos Novos e Videira, em 74 horas. “A companhia agora trabalha na recuperação do circuito 2, mas essa nova operação não interfere na transmissão de energia elétrica já restabelecida. Mais de 100 pessoas, com maquinários de grande porte, seguem trabalhando ininterruptamente para colocar ambos os circuitos em pleno funcionamento. Já foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões  nesta ação emergencial”, informa empresa.

    Ajuda às famílias
    Publicidade

    Fora a falta de energia, muitas residências foram destelhadas pela passagem do tornado. A Defesa Civil informou que já distribui 1,7 mil telhas para a reconstrução das coberturas das casas, além de cestas básicas para sete dias às famílias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação para solteiro.

    A Casan informa que, por meio de geradores, todos os sistemas de abastecimento de água pela Companhia nos municípios afetados pelas tempestades estão normalizados.

    Publicidade