Queimadas no Pantanal: Bombeiros catarinenses enfrentam desafios em nova área de ação

    Bombeiros de Santa Catarina enfrentam desafios no combate às queimadas no Pantanal. Foto: CBMSC/Divulgação

    Dez bombeiros de Santa Catarina foram deslocados neste sábado (07/09), para Naviraí, no Mato Grosso do Sul, para combater as queimadas no Pantanal. A outra metade da equipe segue em Aquidauana, onde as operações continuam.

    A nova área de atuação é o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que abrange 73 mil hectares. As condições do terreno, com áreas alagadas e vegetação densa, dificultam o acesso e exigem combate indireto.

    A redução das áreas alagadas no Pantanal, causada pela seca, intensifica a dificuldade das operações de combate às chamas. Foto: CBMSC/Divulgação
    Situação crítica

    O comandante da operação, capitão Ricardo Bianchi, destacou a gravidade da situação. “As frentes de fogo chegam a 30 quilômetros, inviabilizando o combate direto”, explicou.

    Publicidade

    Os bombeiros catarinenses estão no Mato Grosso do Sul desde 28 de agosto. Além disso, eles estão utilizando drones para monitoramento e adotando estratégias como o uso de contra-fogo.

    A seca na Amazônia tem agravado a situação no Pantanal, afetando os ciclos climáticos e diminuindo as áreas alagadas, o que torna o combate ao fogo ainda mais desafiador.

    Publicidade