R$ 38 milhões e 66 dias, o que falta para concluir a Ponte Hercílio Luz

Governo do estado ainda precisa desembolsar cerca de 8% do valor contratado

estrutura da torre da ponte vista de lado com as gruas em volta
Nessa semana começou a desmontagem das gruas, utilizadas na reforma - Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

A reabertura da Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais de Santa Catarina, está próxima. A data é em 30 de dezembro de 2019, 66 dias contados a partir desta sexta-feira (25/10).

Iniciada em 2014, a obra já consumiu 91,79% dos R$ 473.283.461,40 previstos em contrato, ou seja, ainda restam R$ 38.856.572,18 para o governo estadual quitar com o consórcio RMG – Teixeira Duarte.

Nesta quinta foi iniciado o desmonte das gruas utilizadas durante os cinco anos da reforma. Com a retirada da primeira grua, no lado da ilha, será possível terminar a colocação do piso gradeado da pista do vão central e construir as passarelas de pedestres e ciclistas.

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Na próxima semana será realizada a desmontagem da grua do lado continental. Paralelamente, estão sendo concluídos os serviços de limpeza e pintura. Atualmente, 480 funcionários trabalham na obra de restauração da Ponte Hercílio Luz. Destes, 120 atuam exclusivamente na pintura da toda estrutura.

Em agosto de 2019, após a última transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, a estrutura voltou a ser sustentada inteiramente pelas barras de olhal e os cabos pendurais, conforme o projeto original.

O contrato prevê a conclusão de toda a obra em março de 2020. Entre a inauguração em dezembro e a conclusão definitiva, deverão ocorrer intervenções menores na estrutura, como a retirada dos materiais utilizados e outras melhorias. Para a inauguração, a prefeitura de Florianópolis ajusta os acessos nas cabeceiras insular e continental da ponte, de forma a receber o futuro fluxo de transporte coletivo que passará pela “velha senhora”.

Enquanto a obra chega próxima ao fim, na Alesc a CPI da ponte Hercílio Luz se desenrola ouvindo políticos e empresários sobre os gastos com a estrutura desde os anos 1980.

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